A segunda coisa a fazer para ter um metabolismo saudável é beber muita água. Todos os processos metabólicos no corpo usam água. A maioria das pessoas estão cronicamente desidratadas e sem níveis corretos de hidratação o corpo não pode queimar a gordura do corpo com a máxima eficiência. Outro dos benefícios de beber mais água é que este líquido tem menos calorias do que qualquer outra bebida. Através da substituição de outras bebidas cheias de açúcar, é possível reduzir o impacto negativo do açúcar, das calorias e dos produtos químicos existentes na composição dessas mesmas bebidas.
O quarto conselho para perder a barriga é incluir algum treino com pesos, na rotina de exercícios semanais. O treino com pesos tem várias vantagens em comparação com o exercício aeróbico. O simples levantamento de pesos ligeiros pode ajudar a aumentar o metabolismo durante várias horas após se ter feito exercício. Para além do mais, o treino com pesos também pode ajudar o corpo a ser mais sensível à insulina. Quando o corpo se torna mais sensível à insulina digere e processa o açúcar e os hidratos de carbono de forma mais eficiente, o que se torna extremamente útil para perder peso e manter a processo de emagrecimento.
O quinto conselho para o ensinar a perder a gordura abdominal é ter uma noite descansada de sono. Já foram feitos muitos estudos sobre a falta de sono e sobre a hormona cortisol, que está relacionada com o stress. Os níveis elevados de cortisol podem fazer com que o corpo retenha mais gordura abdominal e tornar mais difícil a perda de gordura na barriga. Dormir toda a noite dá ao corpo tempo para se recuperar dos factores de stress da vida diária e melhorar as chances de se conseguir ter uma barriga lisa.