Anticoncepcionais: o lado obscuro da prevenção de gravidez
7 mins read

Anticoncepcionais: o lado obscuro da prevenção de gravidez

Quais são os efeitos colaterais dos anticoncepcionais injetáveis? Esse método contraceptivo é uma escolha segura para todas as mulheres? Entenda um pouco mais desse tema no artigo abaixo.

O que são anticoncepcionais?

Um dos métodos contraceptivos mais utilizados por mulheres ao redor do planeta são os anticoncepcionais. Eles são uma combinação de hormônios (geralmente estrógenos e progestágenos ou somente esses últimos), condensados em minipílulas ou por doses injetáveis.

Anticoncepcionais o lado obscuro da prevenção de gravidez
Anticoncepcionais o lado obscuro da prevenção de gravidez

Um dos motivos que torna esse método muito difundido é a sua alta eficácia na proteção com a gravidez. O índice pode atingir até 99%. 

No entanto, existem efeitos colaterais relevantes que podem ser acarretados pelo uso desse tipo de medicamento. Alguns deles se tornam mais propícios conforme o tipo de pílula ou a condição específica da mulher.  A influência dos ciclos lunares no bem-estar feminino

Por que muitas mulheres preferem usar anticoncepcionais injetáveis do que orais?

A razão pela qual muitas mulheres escolhem esse tipo de contraceptivo é por conta da sua periodicidade de uso. Assim, as aplicações podem ser mensais ou até mesmo trimestrais, conforme a composição hormonal indicada.

A eficácia dos anticoncepcionais orais está muito atrelada à sua ingestão diária, de preferência no mesmo horário. Por isso, é necessária uma grande disciplina e memória para não se esquecer de tomar.

Há muitas mulheres que optam pelos hormônios injetáveis pela praticidade de fazer isso apenas uma vez no mês ou depois de terem dificuldades para se adaptar à rotina de ingestão dos anticoncepcionais orais. 

Alguns exemplos de anticoncepcionais injetáveis famosos são o Mesigyna, o Depo-Provera, o Cyclo-femina, o Ciclovular, o Uno-Ciclo e o Perlutan. Dentre esses, o último da lista costuma ser grande motivo de polêmicas. 

Quais são as características da injeção anticoncepcional Perlutan?

O Perlutan é utilizado tanto para a prevenção de gravidez quanto para controle de irregularidades menstruais. Sua composição é feita de 10 mg de enantato de estradiol e 150 mg de algestona acetofenida. A sua aplicação é mensal.

É verdade que o uso de Perlutan gera aumento de peso?

É uma dúvida comum entre as mulheres saber se o medicamento anticoncepcional Perlutan engorda. A resposta para essa pergunta é sim.

De modo geral, o Perlutan costuma causar ganho de peso tanto por retenção de líquidos quanto pelo aumento do acúmulo de gordura. 

Contudo, essa alteração de peso não necessariamente ocorre em todas as mulheres que fazem uso do medicamento, e nem da mesma forma em todas elas. 

Por conta disso, o mais recomendável é sempre tomar o anticoncepcional com prescrição médica e análise prévia das condições clínicas e físicas do paciente. Por exemplo, se você já tem tendência à retenção de líquidos, pode ser melhor buscar uma outra alternativa.

Ao mesmo tempo, para quem precisa de fato ingerir essa medicação e tem receio de engordar, o mais indicado é fazê-lo com uma orientação e acompanhamento de nutricionista. 

Esse profissional pode prescrever uma dieta balanceada, de modo a reduzir os danos de aumento de peso causados pelo remédio. 

Quais são outros efeitos colaterais possíveis para o uso desse anticoncepcional?

Todos os anticoncepcionais, sejam eles orais ou injetáveis, podem causar efeitos colaterais às mulheres. Eles podem causar alterações emocionais, desconfortos físicos ou até mesmo complicações de saúde sérias. Veja alguns efeitos possíveis:

  • Alterações de humor;
  • Acnes;
  • Cólicas;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas e vômitos;
  • Ansiedade;
  • Ondas de calor;
  • Mudanças no fluxo menstrual;
  • Redução da libido;
  • Aumento de pressão arterial;
  • Embolia;
  • Trombose venosa e arterial.

Além disso, o uso contínuo e prolongado do Perlutan pode estar associado também ao maior risco de desenvolvimento de câncer de colo do útero e câncer de mama, assim como de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). 

Leia Também:

Quais mulheres têm contraindicações ao uso deste medicamento?

Por conta dos efeitos colaterais possíveis e a probabilidade de ocorrência de cada um deles, há alguns grupos de mulheres que são contra indicadas a tomar o Perlutan. São elas:

  • Mulheres com alergia aos componentes da fórmula;
  • Mulheres com histórico de câncer de mama na família;
  • Que sofrem de enxaqueca e dores de cabeça de forma frequente;
  • Que receberam diagnóstico de doenças vasculares e cardiovasculares ou com histórico de embolia ou trombose;
  • Mulheres que convivem com a diabetes há mais de 20 anos;
  • Mulheres com rins comprometidos, lúpus ou doenças no fígado.

O uso também deve ser suspenso em mulheres que precisam se submeter a cirurgias de grande porte. Além disso, gestantes e lactantes não podem realizar ingestão ou receber aplicação de anticoncepcionais de qualquer tipo. 

Artigo por seuguiadesaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *